.

.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Análise da obra: Le Baiser ( O beijo).Aula dia 14/02/2014


Esta obra de arte é denominada "O beijo" do artista realista Auguste Rodin, a mesma data de 1888 a 1889, e está atualmente no Museu Rodin, em Paris.
Relata a história que, para fazer essa escultura o artista se inspirou nos delírios amorosos vividos com sua assistente.E que originalmente essa obra tinha o nome de Francesca da Rimini, pois caracteriza a nobre do século XIII que se apaixona pelo irmão mais novo de seu marido Giovanni Malatesta.Só que esse caso de amor tem um final trágico, visto que o marido de Francesca descobre tudo e mata o casal.
Na escultura os lábios dos amantes não se tocam, o que dá a entender que eles foram mortos antes de seus lábios serem tocados.
Uma versão de bronze foi enviada para uma exposição em 1893 em Chicago, e a escultura foi considerada inadequada para a exibição geral.
Percebe-se que o artista foi muito corajoso em esculpir uma obra que retrata traços da sexualidade.Corajoso, pois naquela época a sexualidade era algo que não podia ser exposto a público, e muitos artistas que pintavam ou esculpiam viam sua obra passar por certo estranhamento por parte da maioria.
Hoje em dia mesmo a sexualidade ainda sendo para muitos um tabu, houve uma mudança no olhar para com a mesma.Sendo ela algo inerente ao corpo, a vida, por que não aborda-la de forma natural e admirar seus traços como nessa escultura por exemplo.
Acredito que os tempos mudaram, e que hoje não é "proibido" falar sobre a sexualidade.Porém ainda hoje há certo estranhamento com algumas situações, essa escultura por exemplo, que relata um caso de amor entre uma mulher casada que se apaixona pelo irmão do marido não foi bem vista na época e creio que hoje em dia também não seria para algumas pessoas que ainda tem a sexualidade como tabu.
Mas se olharmos apenas, para o casal e concentrarmos nosso olhar nos mesmos veremos que há uma troca de carinho, cuidado, mistério, paixão, desejo e amor.Um amor, que como era proibido não pode ser vivido, e o beijo que selaria esse amor talvez não tenha existido.

Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Beijo
Acadêmicas: Ana Carla e Thuanny 

Nenhum comentário:

Postar um comentário